Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Síndrome do túnel do carpo.

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO


Olá amores, tudo bem com vcs??? 

Eu estou bem na medida do possível, eu tenho Síndrome do túnel do carpo e fazia uns 3 anos que não atacava. Na verdade só me atacou uma vez durante minha gravidez. Não conseguia segurar um copo direito, e foi nas duas mãos ao mesmo tempo. Depois que tive a Mari, foi como se tirasse a síndrome junto com ela, mas... agora ela voltou com tudo, graças a Deus só na mão direita.

Dói, dói demais, dá vontade de arrancar o braço durante a noite, mas vamos ver agora com o tratamento. Deixei ai embaixo uma explicação para quem quiser saber mais sobre isso.

Bom, eu não posso e nem consigo ficar digitando muito, então só passei pra dizer para vcs que estou lendo todos os posts e comentando quando possível (só com a esquerda hihi) e que assim que possível volto com novidades.

Bjos a todas

"Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. Através desse túnel rígido, além do nervo mediano, passam os tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano e a síndrome do túnel do carpo.
Causas
A causa principal da síndrome do túnel do carpo é a L.E.R. (Lesão do Esforço Repetitivo), gerada por movimentos repetitivos como digitar ou tocar instrumentos musicais. Existem também causas traumáticas (quedas e fraturas), inflamatórias (artrite reumatóide), hormonais e medicamentosas. Tumores também estão entre as possíveis causas da síndrome.
Sintomas
O principal sintoma é a parestesia, uma sensação de formigamento, de dormência, que se manifesta mais à noite e ocorre fundamentalmente na área de enervação do nervo mediano.
A evolução da síndrome dificulta manipular estruturas pequenas e executar tarefas simples como pregar um botão, enfiar uma agulha, segurar uma xícara.
Diagnóstico
Dois testes ajudam a estabelecer o diagnóstico: o teste de Phalen e o teste de Tinel.
O primeiro consiste em dobrar o punho e mantê-lo fletido durante um minuto. Como essa posição aumenta a pressão intracarpeana, se houver compressão do nervo, os sintomas pioram.
O teste de Tinel consiste em percutir o nervo mediano. Se ele estiver comprometido, a sensação será de choque e formigamento.
Em alguns casos, é necessário pedir uma eletroneuromiografia para fechar o diagnóstico.
Tratamento
O tratamento leva em conta o grau de comprometimento da doença. Se for leve, indica-se a colocação de uma órtese para imobilizar o pulso e o uso de antiinflamatório não-hormonal. Se não houver melhora, aplica-se cortisona dentro do canal do carpo.
Esgotadas as possibilidades de tratamento clínico, é indicada a cirurgia.
Recomendações
* Tente evitar atividades que impliquem movimentos de flexo-extensão do punho;
* Lembre-se de que alterações dos hormônios da tireóide e doenças como diabetes podem acarretar neuropatias compressivas. Procure o médico se tiver sensação de formigamento nas mãos;
* Mulheres no climatério estão mais sujeitas à síndrome do túnel do carpo, por causa da queda na produção de estrógeno;
* Sente-se corretamente e apóie braços e punhos quando usar o computador. Não se esqueça de que seu uso inadequado é um fator de risco para L.E.R. e a síndrome do túnel do carpo.

4 comentários:

  1. Q ruim isso né...
    desejo q consiga melhorar.. bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu nunca tinha ouvido falar nessa sindrome. Me parece bem dolorosa. Estou torcendo pela sua recuperação, se cuida direitinho tá? Bjs e melhoras. Bay.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia sobre essa doença. Deve incomodar muito.

    Melhoras!!!

    ResponderExcluir